[Game Retrô] Kingdom Hearts: Birth by Sleep – Final Mix

KHBBS

Depois de um tempão, mais um Game Retrô (tô muito lento pra um gamer rs).
Enfim pude baixar um emulador de PSP e jogar esse spin-off de Kingdom Hearts que, pra mim, é um dos mais importantes e mais divertidos da série: Kindgom Hearts: Birth by Sleep, a versão Final Mix.
Lançado pela Square-Enix em 2010 para o portátil, da Sony, KH:BbS é o sexto da franquia mas o 2º da cronologia (o 1º é o mobile Kingdom Hearts: Unchained χ), e se passa alguns anos antes do 1º KH, e conta a história dos três amigos e usuários de Keyblade: Terra, Aqua e Ven (Ventus). Em Land of Departure, eles são treinados por Eraqus, e Terra e Aqua participam do Mark of Mastery, um teste julgado por Eraqus e Xehanort (o vilão da saga que aqui ainda era só um Keyblade Master e foi mestre de Eraqus) para se tornarem Keyblade Master, mas só Aqua passa, e Terra é reprovado por ter uma escuridão em seu interior muito forte. Depois disso, Eraqus recebe uma chamado de Yen Sid (o Keyblade Master do King Mickey) de que os mundos foram invadidos por monstros conhecidos como Unversed (ainda não existiam os Heartless) e de que Xehanort havia desaparecido, e incumbe Terra de ir investigar. Terra então parte de Land of Departure e Ven, que tem Terra (rs) como ícone, e contrariando a todos, o segue, o que leva Eraqus a pedir para Aqua seguir o jovem para fazê-lo voltar para casa, e assim começa a jornada dos heróis nos 11 mundos (e uma rápida passagem em Destiny Islands para complementar a história), que incluem, entre outros, Dwarf Woodlands (“Branca de Neve e os Sete Anões”), Enchanted Dominion (“A Bela Adormecida”), Deep Space (“Lilo & Stitch”) e Neverland (“Peter Pan”), do lado da Disney, e Radiant Garden e Keyblade Greaveyard, mundos próprios do jogo.

Terra, Ven e Aqua.
Terra, Ven e Aqua em Land of Departure.

O sistema do jogo é bem divertido e possui vários recursos e minigames: no menu existe o Command Board, uma espécie de jogo de tabuleiro onde você disputa com os outros dois personagens principais do jogo jogando um dado e caminhando por casinhas, onde você pode obter diversos prêmios, e a cada mundo visitado, é disponibilizado um novo tabuleiro temático. Confesso que não tive muita paciência para jogar isso, e acabei jogando umas duas vezes só. Já os outros minigames – muitos deles disponíveis em Disney Town -, estão no mundo Mirage Arena, que você joga online no PSP com outros jogadores e por isso não pude jogar nada no emulador.
Os Deck Commands, que são ataques tanto físicos (Attack Commands) quanto mágicos (Magic Commands), podem ser conseguidos tanto em baús quanto caídos pelos monstros derrotados, bem como os itens (Item Commands). O deck (menu onde você equipa os comandos) vai aumentando o nº de espaços conforme o nível do personagem progride. Além destes, ainda temos os Friendship Commands, os Movement Commands (que altera a movimentação do personagem, como pulo mais alto, ou contra-ataque após bloquear etc), os Defense Commands, os Reprisal Commands, os Finish Commands (ataques especiais usados quando Command na batalha estiver cheia), e por fim, os Shotlock Commands, habilidades usadas segurando L1 + R1.
Ainda temos as Abilits, que dão suporte para o personagem, aumentando ataques físico e mágico, o nº de combos (no chão e aéreo), aumento de HP, de tesouros obtidos, defesas elementais etc, que podem ser obtidos na opção Meld Commands, onde podem ser criados novos comandos combinando dois diferentes adicionados a um item de síntese, os Crystals.
Os D-Links podem ser usados na batalha invocando outros personagens do jogo – como Branca de Neve, Stitch, Zack (FF VII), Malévola, e os próprios Terra, Aqua e Ven, o que altera seus comandos no deck e ao final, o personagem invocado usa um superataque.

khbbs-menu
Na opção Reports do menu é apresentado informações sobre os personagens, mundos e monstros encontrados, além de indicar quantos baús (Treasures) em cada mundo e também os adesivos (Stickers), que você pode colar num “pôster”, e isso pode conceder alguns prêmios.

Resumindo, Kindgom Hearts: Birth by Sleep, pra mim, é um dos melhores games da saga, tanto em gráficos, músicas (abaixo, segue uma das minhas preferidas) e história, e tão importante quanto KH 1 e 2, que joga luz sobre os passados de Sora, Rikku, Xehanort e a Organization XIII, sem contar esses personagens tão carismáticos que são Terra, Aqua e Ven. Uma pena que o final do jogo foi muito triste para os três (que conto, com SPOILERS, mais abaixo).

SPOILERS: No final de KH:BbS, Ventus, após enfrentar Vanitas, que é seu lado negro trazido à vida por Xehanort, é transformado na χ-Blade (lê-se como se lê “keyblade”), que é a Keyblade definitiva e que permite abrir o Kingdom Hearts, um portal para todos os mundos; Aqua fica perdida para sempre em Realm of Darkness na tentativa de salvar Ven; e Terra tem seu corpo possuído por Xehanort (o que explica o visual do vilão em KH 1 e 2, uma versão platinada do Terra). O destino dos três permanece nas mãos de Sora na cronologia principal da série, e teremos o retorno de Aqua em Kingdom Hearts 2.8, a ser lançado ainda este ano em 2016.

my_friends_are_my_power_

[Atualizado em 02/08] Esqueci de comentar que você pode escolher um dos três personagens principais (Terra, Ventus e Aqua) para zerar a história somente com ele. Abaixo, segue a tela com todos os dados da campanha de cada um deles nos tweets a seguir.

https://twitter.com/reigilgamesh/status/758088239077023744

https://twitter.com/reigilgamesh/status/758818638535139329

https://twitter.com/reigilgamesh/status/759585310124699648

Meu preferido é o Ventus, pois ele é o mais rápido dos três tanto na movimentação e esquiva quanto nos ataques. [fim da atualização]

Leia também os outros Game Retrô:

• [Game Retrô] Super Mario World 2 – Yoshi’s Island
• [Game Retrô] Final Fantasy Tactics
• [Game Retrô] Final Fantasy Tactics A2

Anúncios

Autor: Gilgamesh

The All-New All-Different Gilga das Galáxias™, um conjunto de conteúdos interessantes.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s