[Indicações de HQs #8] Liga da Justiça/Vingadores

LJAVing

Na indicação de hoje, vim falar deste que é o primeiro do século XXI e, até o momento, último crossover entre as maiores editoras de quadrinhos, DC Comics e Marvel, a minissérie “Liga da Justiça/Vingadores”. Concebida por Kurt Busiek (Vingadores) e George Perez (Mulher-Maravilha, Novos Titãs e Vingadores) e com 4 edições publicadas entre 2003 e 2004, “LJA/Vingadores” (ou “Vingadores/LJA”, conforme capas números 2 e 4 da mini) mostrou o encontro explosivo entre as mais importantes equipes de super-heróis das duas editoras.

A trama começa com Krona (DC) viajando em diversos universos para descobrir mais sobre a origem do universo, e destruindo dimensão pós dimensão onde ele não encontrava respostas, até que ele chega no universo da Marvel e é interceptado pelo Grão-Mestre (um dos Anciões do universo) que lhe propõe, numa tentativa de poupar esta dimensão, uma competição: cada um deles escolheria uma equipe de super-heróis e elas competiriam entre si e, se a do Krona fosse vencedora, o Grão-Mestre o levaria até à presença de Galactus (Marvel), notadamente o único ser que estava presente na criação do Universo, e caso a equipe do Grão-Mestre fosse a campeã, aquele universo teria que ser poupado pelo Krona. Grão-Mestre escolheu a Liga da Justiça enquanto Krona ficou com os Vingadores e a competição consistiu em cada equipe indo em um dos universos (DC e Marvel) para coletar os itens mais poderosos (como Nulificador Total e Cubo Cósmico da Marvel e Lança do Destino e a Bateria Energética do Lanterna Verde), e ganharia quem encontrasse todos esses itens primeiro.

As quatro capas da minissérie.

As quatro capas da minissérie.

A Liga viaja para o Universo Marvel e os heróis repudiam o que “está errado” naquele universo, enquanto o Capitão América, vendo o status quo do Universo DC, concluiu que a Liga é um grupo totalitário ao ver que eles são adorados pela humanidade. Quando as duas equipes se encontram em Metrópolis, o sentimento amargo de seus líderes desencadeia um confronto. A caçada aos itens de poder tem início com os membros da Liga e dos Vingadores viajando entre os dois universos e lutando entre si para reaver os artefatos. O Grão-Mestre chega e anuncia a Liga da Justiça como vencedora e pede para Krona deixar seu universo. Krona, recusando-se a não encontrar Galactus, ataca o Grão-Mestre tentando extrair-lhe a verdade e este usa sua força restante para utilizar o poder dos artefatos, e mescla os dois universos. Como resultado, a realidade é alterada de tal forma que a Liga da Justiça e Vingadores são equipes aliadas desde a origem de ambas. Todavia Superman e Capitão América, fortemente sintonizados com seus respectivos universos, sentem que algo não está certo, além de a incompatibilidade entre os universos começar a destruí-los. Então Superman e Capitão América unem suas equipes para tentar deter Krona, e reaver seus universos como eram antes.

Destaques para a Mulher-Maravilha “se vingando” de Hércules (Marvel), por ter violado sua mãe Hipólita durante seus famosos Doze Trabalhos; para Flash descobrindo que não pode acessar a Força de Aceleração no universo Marvel; para a Feiticeira Escarlate percebendo que a Magia do Caos é mais forte no universo DC, e também para o momento quando, depois que os dois universos são fundidos e tempo e espaço começarem ruir, vários membros da Liga e dos Vingadores de diversas épocas começarem a surgir e desaparecer, sendo substituídos por outros durante a saga. O grande momento desse crossover foi quando, ao enfrentar Krona e a maioria dos heróis terem tombado em batalha, Superman usa Mjolnir (o martelo de Thor) e o escudo do Capitão América (conforme mostra a capa da edição nº4) como recurso final.

Uma pena que atualmente não há o menor indício de que as editoras possam lançar novos crossovers entre elas devido o acirramento entre as empresas que possuem os direitos para cinema e TV da DC (Warner) e Marvel (Disney).

Anúncios

Um comentário em “[Indicações de HQs #8] Liga da Justiça/Vingadores

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s