[Resenha] Ms. Marvel – Nada Normal

kamala

Aterrissou só recentemente nas bancas daqui o encadernado Ms. Marvel – Nada Normal, que a Panini Comics teve a cara de pau de lançar só agora, pois o título deveria ter saído junto com o começo da fase “All-New Marvel” (chamada no Brasil de “Totalmente Nova Marvel”), que começou por aqui em julho do ano passado. Mas enfim, eles devem ter seus motivos editorais.

Antes de começar a falar das histórias deste encadernado, que contém os 5 primeiros títulos de “Ms. Marvel” mais uma curta história publicada originalmente em All-New Marvel Point One, preciso dar um resumão do que aconteceu antes no Universo Marvel, que trouxe consequências diretas para a vida de nossa nova heroína Kamala Khan:

Durante a saga crossover “Infinito”, o vilão Thanos e seu exército tenta invadir Attilan, a cidade dos Inumanos, com o intuito de matar seu filho Thane, e, como medida desesperada, Raio Negro, o rei dos Inumanos, detona a Bomba Terrígena – com um gás que altera o DNA de sua raça, concedendo-lhes incríveis poderes – e o gás transformador da bomba se espalha pelo mundo, transformando milhões de pessoas por onde passa. Daí então que foi revelado que Inumanos dissidentes, há milhares de anos vem se infiltrando e misturando seu DNA com os humanos normais, e as pessoas que ganharam poderes com a Névoa Terrígena são descendentes destes Inumanos.
Essa foi uma manobra da Editora Marvel para fazer seus próprios “mutantes”, pois os verdadeiros –  todos os X-Men e personagens relacionados – fora dos quadrinhos pertencem à 20th Century Fox. E os Inumanos já estão sendo inseridos lentamente no Universo Cinematográfico Marvel – eles já podem ser vistos na atual 3ª temporada de “Agents of Shield”, do canal ABC, e ganharão um filme próprio estrelado pela Família Real de Attilan (Raio Negro, Medusa, Gorgon, Karnak etc) em 2019 pelo Marvel Studios.

Bom, caralho, e o que tudo isso tem a ver com a nova Miss Marvel? Ora bolas, tudo!
Kamala Khan é uma adolescente de 16 anos que mora em New Jesey, EUA, meio excluidona na escola por ser filha de muçulmanos vindos do Paquistão, cuja cultura ela não curte muito respeitar por ser notadamente conservadora, e ela é só uma garota doida pelos Vingadores e que gosta de sair com os amigos e se divertir. Na fatídica noite da Bomba Terrígena, Kamala sai de casa escondida dos pais para ir numa festa e, ao voltar pra casa tarde da noite, é surpreendida pela Névoa Terrígena, fazendo-a se transformar dentro de um casulo na super-heroína que ela mais admira, Carol Danvers, atual Capitã Marvel e ex-Miss Marvel, e é na antiga alcunha de Danvers que Kamala se inspira na sua primeira transformação – ela é uma transmorfa – e seu uniforme. Além de pode se transformar em quem quiser, Kamala ainda pode esticar seu corpo, aumentar ou diminuir de tamanho, além de possuir um fator de cura moderado (nada como um do Wolverine, mas esse poder ainda não foi bem explicado nas primeiras 5 edições da série). A princípio, ela fica confusa, achando se tratar de uma alucinação, mas depois ela vai treinando e se acostumando com seus dons, isso tudo escondido dos pais e colegas – exceto Bruno, o carinha cujo qual a ama, e que a ajuda no começo de carreira super-heroica dela – e assim ela começa a fazer resgates e combater o crime sob a alcunha de Miss Marvel.

A série foi bem recepcionada pela crítica e pelos leitores, e muito aclamada por ser feminista e tal, mas eu achei Ms. Marvel bem comum, como qualquer outra história de herói adolescente que ganha poderes e tenta equilibrar sua vida entre escola, família e combate ao crime. Creio já ter visto isso pelo menos uma vez, lá em 1962 com um certo herói escalador de paredes, mas enfim, vou dar uma chance às próximas edições para ver se a série é isso tudo de que estão falando.

MS MARVEL - NADA NORMAL TPB.indd

Título original: “Ms. Marvel 1-5″ e “All-New Marvel Point One”.
Ano: 2014.
Autores: G. Willow Wilson, Adrian Alphona e Ian Herring.
Editora: Panini Comics.
Lançamento: Janeiro/2016.
132 páginas
Nota do Gilga: 8.

Anúncios

Autor: Gilgamesh

The All-New All-Different Gilga das Galáxias™, um conjunto de conteúdos interessantes.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s